Procura umas férias com um pouco de montanha, alguma natureza tropical e muita praia? A República Dominicana é o destino ideal para uma viagem intensa. Esta ilha das Caraíbas tem um clima quente durante todo o ano, permitindo aos viajantes desfrutar de um ambiente que se assemelha a algo saído de uma fantasia. Para o ajudar a aproveitar ao máximo esta experiência maravilhosa, na World2Fly vamos dar-lhe algumas dicas para viajar para a República Dominicana.
O país reabriu as suas fronteiras a 1 de julho do ano passado, permitindo aos turistas desfrutar mais uma vez ao máximo deste paraíso. No entanto, há uma série de requisitos de que deve estar ciente antes de viajar para a República Dominicana.
Não precisa de visto para entrar no país, a menos que aí passe mais de 30 dias. Neste caso, terá de se dirigir ao consulado ou embaixada mais próxima para prolongar a sua estadia na República Dominicana. Aí poderá escolher entre vários tipos de visto, dependendo do motivo da sua viagem (negócios, estudante, turista, residência, etc.).
Para viajar como turista para a República Dominicana, é necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada no país. Desde julho passado, foi aplicada uma medida excecional a este respeito, que lhe permite permanecer na ilha com um passaporte cuja validade cobre apenas a sua estadia e partida da República Dominicana. Se tiver um passaporte caducado, então terá de marcar uma entrevista online para o renovar.
Se viajar num grupo ou família de até 6 pessoas, deve saber que um bilhete eletrónico é um dos requisitos essenciais para entrar na República Dominicana. É muito fácil de processar. Consiste no preenchimento de um formulário digital gratuito, que recomendamos que preencha 72 horas antes da sua viagem. Receberá então um código QR, que deverá capturar para concluir o pedido.
Este é um imposto que o governo da República Dominicana impõe aos seus visitantes estrangeiros. Este documento pode ser obtido diretamente no aeroporto ou em qualquer ponto de acesso ao país. Pode também solicitar um cartão turístico online, no website da Dirección General de Impuestos Internos (Direcção Geral de Impostos Internos). O custo deste procedimento é de cerca de 10 euros e é válido por um ano a partir do momento da sua emissão.
O seguro de viagem não é obrigatório, mas é altamente aconselhável. Especialmente neste caso, em que a Segurança Social espanhola não tem um acordo com a Segurança Social dominicana. Por esta razão, recomendamos que antes de viajar para o país faça um seguro abrangente, incluindo cuidados de saúde para a sua paz de espírito.
Durante os primeiros 30 dias da sua estadia, está autorizado a conduzir com uma carta de condução espanhola. No entanto, é uma boa ideia ter uma carta de condução estrangeira para evitar problemas desnecessários. Conduzir na República Dominicana não é particularmente fácil, por isso, seja mais cauteloso e só leve o carro se necessário.
Atualmente, não existem vacinas obrigatórias para entrar no país. Contudo, recomenda-se que, para além das vacinas gerais (tosse convulsa, hepatite B, MMR, tétano e difteria), seja também vacinado contra a hepatite A. Para o fazer, basta dirigir-se a um centro de vacinação internacional, onde lhe será fornecida a informação apropriada.
Não se esqueça de ter sempre o seu bilhete de regresso e um recibo com o endereço do seu alojamento na República Dominicana. Terá também de apresentar prova de solvência financeira para garantir a sua capacidade de cobrir todas as despesas durante a sua estadia na ilha.
A República Dominicana pode ser considerado um país relativamente seguro, se as recomendações acima forem seguidas. Se não quiser arranjar problemas, siga as mesmas regras de prudência e senso comum que seguiria em qualquer outro lugar. Tome nota:
Agora está pronto para desfrutar de um dos mais belos destinos de praia do mundo, bem como de uma experiência única a bordo graças à World2Fly.
Voltar à listagem de notícias