Ruinas Chichén Itza, México. Paquetes vacacionales México

7 Curiosidades sobre o México que não conhecias

Dec 15, 2022

Categorias

conselhos

Últimas notícias

Havana: uma viagem no tempo e à cultura

Havana: uma viagem no tempo e à cultura

Mar 25, 2024 - 1 mês

Das suas ruas de empedradas e majestosos edifícios coloniais aos seus bairros repletos de animação, Havana convida a embrenhar-se no seu charme único e cativante.

Viagens às Caraíbas na Semana Santa: destinos exóticos, praias de sonho e aventuras inesquecíveis

Viagens às Caraíbas na Semana Santa: destinos exóticos, praias de sonho e aventuras inesquecíveis

Mar 20, 2024 - 1 mês

Procura uma viagem inesquecível para a Semana Santa? As Caraíbas esperam por si com as suas praias de areia branca, águas cristalinas e cultura vibrante. Na W2FLY, oferecemos-lhe uma seleção de viagens às Caraíbas para desfrutar de umas férias únicas.

Viajar com animais de estimação: como fazê-lo de forma segura e confortável

Viajar com animais de estimação: como fazê-lo de forma segura e confortável

Feb 27, 2024 - 1 mês

Neste post, exploraremos os principais passos que precisa de seguir para viajar com o seu animal de estimação de forma segura e confortável.

Dec 15, 2022

O México é um destino turístico que conta com uma enorme riqueza. Trata-se de um país em que se combina a cultura e a história, numa localização privilegiada, que parece ter sido escolhida pelos próprios deuses. Se estás a pensar numas férias diferentes, este é o teu destino ideal. Na World2fly vamos revelar-te algumas curiosidades sobre o México que temos a certeza que não conhecias.

México, um país repleto de surpresas

Uma das curiosidades mais chocantes sobre o México é que o seu nome oficial não é este, mas sim Estados Unidos Mexicanos. Tal como os Estados Unidos da América, o país mexicano divide-se em diferentes estados com as suas próprias normas. Concretamente, são 32 estados que compõem a totalidade do México.

Outra surpresa que este país esconde é o significado do seu nome. México significa "o umbigo da lua". A sua origem é asteca e é formado por três conceitos: lua (Meztli), umbigo (Xictli) e lugar ("co"). Algo que reforça a importância das crenças astrológicas na época asteca.

Sabias que a comida mexicana foi nomeada Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010? A cozinha mexicana é uma marca da identidade cultural, coesão social e desenvolvimento comunitário. Os seus produtos, com designação de origem qualificada, expandiram-se por todo o mundo. Quem é que não conhece a tequila, o café de Veracruz e o de Chiapas, ou a manga Ataulfo, entre outros?

Finalmente, diz-se que o México é um país surpreendente, porque tem tudo o que o turista pode desejar: praias paradisíacas na Riviera Maya, assim como na Península del Yucatán, grandes desfiladeiros, boa comida e uma diversidade cultural muito vasta.

7 Curiosidades sobre o México que não conhecias

Queres conhecer mais dados curiosos sobre o México antes de embarcares na tua viagem? Geralmente, quando se fala deste país, a maioria das pessoas pensa que o conhece bem, porque já leu sobre a história e cultura dos maias, e porque provou algum dos seus pratos. No entanto, o México está repleto de curiosidades surpreendentes.

A sua bandeira

A bandeira mexicana atual utiliza-se desde o ano, mas não foi oficializada até 1968. Sabes o que significam as suas cores? A verdade é que as cores da bandeira mexicana adquirem diferentes significados dependendo de quem conta a sua história. Diz-se que o verde representa a independência de Espanha e a esperança de uma nova vida. O branco faz referência à pureza da religião católica, assim como à unidade do povo, e o vermelho significa o sangue dos heróis nacionais. Já reparaste que esta bandeira só difere da bandeira de Itália pelo brasão mexicano do centro? Se olhares bem, irás ver que as suas cores são mais escuras do que as da bandeira italiana.

A maior pirâmide

O México é o lar da maior pirâmide do mundo. Trata-se da Gran Pirámide de Cholula, a qual mede 450 metros por 450 metros, elevando-se 55 metros sobre a planície na qual foi construída por volta do ano 300 a.C.

O vulcão mais pequeno

O que pensarias se te dissessem que uma pirâmide de há mais de 20 séculos é mais alta do que um vulcão? Uma das curiosidades do México é que em Puebla encontra-se o vulcão mais baixo do mundo. Referimo-nos ao vulcão Cuexcomate, o qual mede apenas 13 metros. O que te parece?

A história de Yucatán

A Península de Yucatán é um dos principais destinos turísticos do México. O seu batismo como tal resultou de um mal-entendido quando os espanhóis chegaram a este lugar. Os nativos não entendiam o idioma, e quando os espanhóis lhes perguntaram como se chamava o sítio onde estavam, eles responderam “Ma´anaatik ka t´ann”, que significa "não te entendo". Os colonos espanhóis pensaram que esse era o nome real do lugar e batizaram-no como tal. 

68 línguas reconhecidas

O México é o país de língua espanhola com mais habitantes (120 milhões). Cerca de 90% dos mexicanos fala espanhol, mas os outros 10% fala outras línguas. De facto, no México existem 68 línguas nativas e 364 variantes linguísticas reconhecidas, juntamente com o espanhol.

Exportador de cerveja

Sabias que o México é o maior exportador de cerveja do mundo? A marca Corona é uma das mais populares, mas também recomendamos que proves outras deliciosas marcas de cerveja mexicana, como Indio, Tecate, Sol, Bohemia, Modelo ou Victoria.

Coca-Cola

E, por falar em bebidas, o que pensarias se te disséssemos que para os mexicanos a Coca-Cola é Deus? Isto, porque este é o país com maior consumo deste refrigerante no mundo. Concretamente, 160 litros / ano por habitante.

Convidamos-te a descobrir as restantes curiosidades do México ao viajares connosco na nossa companhia aérea. Nós encarregamo-nos de que o teu voo seja, também, inesquecível.

Voltar à listagem de notícias